O Projeto Mutirão das Águas é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental e executado pelo Consórcio CNS-GTA-ATECH-ASA, no Estado do Amazonas, especificamente no Lago do Mamiá (Município de Coari) e Lagos do Piranha, Castanho, Sacambú e Jaiteua (Município de Manacapuru).

Tem por objetivo promover o uso e conservação dos recursos hídricos e o desenvolvimento sustentável das regiões de atuação, por meio do apoio à organização social e produtiva das comunidades ribeirinhas, com foco no incentivo à criação de unidade de conservação de uso sustentável e ações voltadas para a educação ambiental, organização social e arranjos produtivos.


Adota como estratégia a articulação de parcerias, mobilização social, diagnósticos participativos e capacitação de lideranças com temáticas sobre organização comunitária, educação ambiental, políticas públicas, cidadania, gênero, associativismo, uso e conservação dos recursos hídricos, produção sustentável, unidade de conservação e construção de uma Agenda 21 comunitária.

Este Blog contém informações, notícias e contribuições dos membros da equipe executiva e técnica do Projeto e dos parceiros.



quinta-feira, 30 de julho de 2009

Importância da preservação dos recursos hídricos



A conservação dos recursos hídricos é o tema que norteia as ações do Projeto Mutirão das Águas, tendo em vista sua importância para manutenção de toda e qualquer espécie viva na terra seja ela vegetal ou animal. Segundo muitos estudiosos a água está como provável motivo para futuros conflitos entre as nações. Substituindo atualmente o petróleo como fomentador das disputas econômico-militares.

Em algumas localidades do globo como nos continente africano e asiático, a água começa a fazer falta, pois estudos mostram que sua escassez é cada vez mais real, devido à depredação do meio ambiente.

Campanhas como da Fraternidade de 2004, "Água, Fonte de Vida", não é apenas figurativa, é uma forma de levar às pessoas a reflexões antagônicas, ou seja, de conflito ou de solidariedade entre os povos.

A Petrobras por meio do Programa Petrobras patrocina o Projeto Mutirão das Águas e vislumbra um horizonte de possibilidades para a promoção do uso e da conservação dos recursos hídricos, adotando como estratégia o uso de tecnologias voltadas para a gestão compartilhada.

A Responsabilidade social e ambiental da Petrobras investe em capacitação dos moradores dos Lagos do Mamiá, RDS Piranha e seu entorno, por meio de oficinas, debates, articulação das lideranças, mobilização das comunidades, entre outras atividades.


O Projeto deixará sua marca na vida dos moradores da região, física e intangível. Pretende deixar como legado o apoio à criação de uma unidade de conservação de uso sustentável e apoio à organização social e produtiva.

Por David Agra

Nenhum comentário: