O Projeto Mutirão das Águas é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental e executado pelo Consórcio CNS-GTA-ATECH-ASA, no Estado do Amazonas, especificamente no Lago do Mamiá (Município de Coari) e Lagos do Piranha, Castanho, Sacambú e Jaiteua (Município de Manacapuru).

Tem por objetivo promover o uso e conservação dos recursos hídricos e o desenvolvimento sustentável das regiões de atuação, por meio do apoio à organização social e produtiva das comunidades ribeirinhas, com foco no incentivo à criação de unidade de conservação de uso sustentável e ações voltadas para a educação ambiental, organização social e arranjos produtivos.


Adota como estratégia a articulação de parcerias, mobilização social, diagnósticos participativos e capacitação de lideranças com temáticas sobre organização comunitária, educação ambiental, políticas públicas, cidadania, gênero, associativismo, uso e conservação dos recursos hídricos, produção sustentável, unidade de conservação e construção de uma Agenda 21 comunitária.

Este Blog contém informações, notícias e contribuições dos membros da equipe executiva e técnica do Projeto e dos parceiros.



terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Fundada a AAGROLAM

Associação Agroextrativista do Lago do Mamiá

Nos dias 23 e 24 de janeiro de 2009, na comunidade São Francisco do Jacaré, ocorreu a Assembléia Geral Ordinária de criação da Associação Agroextrativista do Lago do Mamiá, com apoio do projeto Mutirão das Águas, Petrobras, além das parcerias com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Coari - STRC e Prefeitura Municipal de Coari.

Diretoria executiva e conselho gestor da AAGROLAM.


Um dos principais objetivos da criação da AAGROLAM é mobilizar as comunidades do Lago do Mamiá em torno da possibilidade de criação de uma unidade de conservação de uso sustentável na área do lago. As discussões sobre a categoria de unidade e esfera de criação da mesma estão avançando, assim como estudos socioeconômicos e ações voltadas para a organização social e produtiva dos comunitários. A sede da associação será o Centro de Treinamento do Lago do Mamiá, inaugurado e entregue à ela no dia 24 de janeiro de 2009.


Como está organizada a AAGROLAM?

Diretoria Executiva

Presidente: Cícero Antônio Januário do Nascimento
Vice – Presidente: Raimundo Porto Alves
Primeiro Secretário: José Jackson Araújo Cobos
Segundo Secretário: Raimundo Nonato Maciel de Souza
Primeiro Tesoureiro: Raimunda da Costa Alves
Segundo Tesoureiro: Maria Divina Santos Balbino

Conselho Fiscal

Primeiro Conselho Fiscal: Luiz Paiva da Costa
Segundo Conselho Fiscal: Elias Santiago de Souza
Terceiro Conselho Fiscal: Maria Valcinete da Silva Ferreira

Nenhum comentário: