O Projeto Mutirão das Águas é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental e executado pelo Consórcio CNS-GTA-ATECH-ASA, no Estado do Amazonas, especificamente no Lago do Mamiá (Município de Coari) e Lagos do Piranha, Castanho, Sacambú e Jaiteua (Município de Manacapuru).

Tem por objetivo promover o uso e conservação dos recursos hídricos e o desenvolvimento sustentável das regiões de atuação, por meio do apoio à organização social e produtiva das comunidades ribeirinhas, com foco no incentivo à criação de unidade de conservação de uso sustentável e ações voltadas para a educação ambiental, organização social e arranjos produtivos.


Adota como estratégia a articulação de parcerias, mobilização social, diagnósticos participativos e capacitação de lideranças com temáticas sobre organização comunitária, educação ambiental, políticas públicas, cidadania, gênero, associativismo, uso e conservação dos recursos hídricos, produção sustentável, unidade de conservação e construção de uma Agenda 21 comunitária.

Este Blog contém informações, notícias e contribuições dos membros da equipe executiva e técnica do Projeto e dos parceiros.



terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Tecnologia para a gestão compartilhada

Primeira turma de informática do Lago do Mamiá

Na finalização da primeira etapa do Projeto Mutirão das Águas foi realizado o curso básico de microinformática utilizando software livre (plataforma Linux) para 20 comunitários do Lago do Mamiá, no município de Coari (AM).

Treinamento em Linux (Lago do Mamiá, Coari-AM)

O curso inaugurou o telecentro que integra o Centro de Treinamento do Lago do Mamiá, construído no âmbito do Projeto Mutirão das Águas na comunidade São Francisco do Jacaré. O telecentro foi viabilizado com recursos de patrocínio do Programa Petrobras Ambiental e está estruturado com 10 estações de microinformática, impressora e acesso internet banda larga por meio de uma antena V-SAT. Além da rede convencional, existe uma rede wi-fi abrangendo todo o perímetro do Centro de Treinamento.

Os alunos aprenderam os princípios básicos da informática e tiveram acesso às ferramentas de navegação na internet. Eles representam a primeira turma de difusores de conhecimentos em microinformática da região do Mamiá.

Este componente do projeto Mutirão das Águas é coordenado pela Fundação Atech, uma das entidades que compõem o consórcio executor do projeto, formado ainda pelo Conselho Nacional dos Seringueiros - CNS, Grupo de Trabalho Amazônico - GTA e Associação de Serviços Ambientais - ASA.

O curso foi ministrado por Abelardo Passos, apoiado pelo especialista em tecnologia da informação, Paulo Bolini, além de outros colaboradores que integram o quadro técnico do projeto.

Maiores informações: mutiraoam@gmail.com

Nenhum comentário: