O Projeto Mutirão das Águas é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental e executado pelo Consórcio CNS-GTA-ATECH-ASA, no Estado do Amazonas, especificamente no Lago do Mamiá (Município de Coari) e Lagos do Piranha, Castanho, Sacambú e Jaiteua (Município de Manacapuru).

Tem por objetivo promover o uso e conservação dos recursos hídricos e o desenvolvimento sustentável das regiões de atuação, por meio do apoio à organização social e produtiva das comunidades ribeirinhas, com foco no incentivo à criação de unidade de conservação de uso sustentável e ações voltadas para a educação ambiental, organização social e arranjos produtivos.


Adota como estratégia a articulação de parcerias, mobilização social, diagnósticos participativos e capacitação de lideranças com temáticas sobre organização comunitária, educação ambiental, políticas públicas, cidadania, gênero, associativismo, uso e conservação dos recursos hídricos, produção sustentável, unidade de conservação e construção de uma Agenda 21 comunitária.

Este Blog contém informações, notícias e contribuições dos membros da equipe executiva e técnica do Projeto e dos parceiros.



terça-feira, 25 de agosto de 2009

Agenda 21 comunitária

Fórum discute melhoria de vida comunitária em Coari

O evento, de iniciativa do Projeto Mutirão das Águas, pretende criar a Agenda 21 em uma escala inédita: a comunitária, envolvendo mais de 30 famílias da comunidade São Francisco do Jacaré, no Lago do Mamiá. A estratégia tem como objetivo comprovar que ações pontuais exitosas podem ser mais rápidas e de fácil apropriação e replicação pelo poder público.

No último dia 21 de Agosto, o Projeto Mutirão das Águas, por meio de sua instituição consorciada Associação de Serviços Ambientais – ASA, realizou o Fórum Agenda 21, no município de Coari (distante 368 quilômetros de Manaus em linha reta).

O evento aconteceu no Centro de Treinamento do Projeto, localizado na comunidade São Francisco do Jacaré, no Lago do Mamiá. Na ocasião foram apresentadas para a sociedade coariense a metodologia adotada e algumas das propostas do plano de ação (voltado para a melhoria da qualidade de vida dos moradores do local) criadas pelos comunitários com apoio do Projeto.

De acordo com o presidente da ASA, Roberto Olivella, o processo de construção do plano, que levou cerca de 15 meses, foi feito com a participação do poder público local, comunitários e outros, tendo como resultado a criação de uma comissão executiva formada entre os comunitários e os “amigos” da Comunidade São Francisco do Jacaré. A próxima etapa será disponibilizar o plano de ação para que as ações de pactuação e implementação sejam viabilizadas.

Participam deste Fórum da Agenda 21:

Comunitários e representação:
Ailton Magno – Admininistrador da Comunidade São Francisco do Jacaré
Raimundo Porto Alves – Associação Agroextrativista do Lago do Mamiá

Governo Federal:
Márcio Raunauro – Ministério do Meio Ambiente / Coordenação da Agenda 21
Fernando Soares – Universidade Federal do Amazonas

Governo Estadual:
Christina Fischer – Programa Corredor Central da Amazônia / Projeto Corredores Ecológicos
Iranildo Siqueira – Secretaria Executiva Adjunta de Florestas e Extrativismo – SEAFE

Governo Municipal:
Janclilson Franklin – Secretaria de Petróleo e Gás de Coari
Afonso Vieira – Companhia de Água, Esgoto e Saneamento Básico de Coari – CAESC
Revi Cavalcante – Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Coari


Projeto Mutirão das Águas:
Manoel Cunha – CNS
Roberto Olivella – ASA
Aginaldo Queiroz – GTA
Claudia Tocantins - ATECH


Maiores informações:
Jonária França – MTB 00070
jonariafranca@gmail.com

Nenhum comentário: