O Projeto Mutirão das Águas é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental e executado pelo Consórcio CNS-GTA-ATECH-ASA, no Estado do Amazonas, especificamente no Lago do Mamiá (Município de Coari) e Lagos do Piranha, Castanho, Sacambú e Jaiteua (Município de Manacapuru).

Tem por objetivo promover o uso e conservação dos recursos hídricos e o desenvolvimento sustentável das regiões de atuação, por meio do apoio à organização social e produtiva das comunidades ribeirinhas, com foco no incentivo à criação de unidade de conservação de uso sustentável e ações voltadas para a educação ambiental, organização social e arranjos produtivos.


Adota como estratégia a articulação de parcerias, mobilização social, diagnósticos participativos e capacitação de lideranças com temáticas sobre organização comunitária, educação ambiental, políticas públicas, cidadania, gênero, associativismo, uso e conservação dos recursos hídricos, produção sustentável, unidade de conservação e construção de uma Agenda 21 comunitária.

Este Blog contém informações, notícias e contribuições dos membros da equipe executiva e técnica do Projeto e dos parceiros.



quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Produção Sustentável e o Mutirão das Águas


A Produção Sustentável no Projeto Mutirão das Águas envolve o mapeamento, a identificação e o apoio às experiências produtivas promissoras enquadradas nos conceitos de sustentabilidade.

Estratégias
Para tanto, as lideranças comunitárias residentes na área de atuação do projeto foram consultadas e definiram as experiências prioritárias, indicando as formas de apoio necessárias, conforme quadro abaixo:

Em complemento às ações de apoio, o Projeto Mutirão das Águas previu a capacitação em
elaboração de projetos, adotando como modelos os roteiros dos editais do Ajuri Social Amazonas
(Petrobras) e Programa Agroextrativismo (Ministério do Meio Ambiente - MMA).

Mapeamento Participativo
O mapeamento participativo foi uma importante ferramenta para a identificação das potencialidades econômicas e das formas de uso dos recursos naturais e infra-estrutura
disponível existentes nas áreas de atuação do Projeto. Juntamente com os diagnósticos participativos e situacionais realizados, o mapeamento forneceu uma importante base para as discussões e definição as experiências produtivas prioritárias.

Em Manacapuru foram consideradas as informações obtidas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SDS e, no caso de Coari, o mapeamento participativo foi realizado pelo Projeto Mutirão das Águas.


Mapeamento Participativo do Lago do Piranha (Fonte: SDS/2007)


Mapeamento Participativo do Lago do Mamiá (Fonte: Projeto Mutirão das Águas/2008)

Nenhum comentário: