O Projeto Mutirão das Águas é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental e executado pelo Consórcio CNS-GTA-ATECH-ASA, no Estado do Amazonas, especificamente no Lago do Mamiá (Município de Coari) e Lagos do Piranha, Castanho, Sacambú e Jaiteua (Município de Manacapuru).

Tem por objetivo promover o uso e conservação dos recursos hídricos e o desenvolvimento sustentável das regiões de atuação, por meio do apoio à organização social e produtiva das comunidades ribeirinhas, com foco no incentivo à criação de unidade de conservação de uso sustentável e ações voltadas para a educação ambiental, organização social e arranjos produtivos.


Adota como estratégia a articulação de parcerias, mobilização social, diagnósticos participativos e capacitação de lideranças com temáticas sobre organização comunitária, educação ambiental, políticas públicas, cidadania, gênero, associativismo, uso e conservação dos recursos hídricos, produção sustentável, unidade de conservação e construção de uma Agenda 21 comunitária.

Este Blog contém informações, notícias e contribuições dos membros da equipe executiva e técnica do Projeto e dos parceiros.



quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Festa, alegria e dança

Festa, alegria e muita dança na noite do dia 21 e 22 de agosto de 2009, na comunidade de São Francisco do Jacaré, no Lago do Mamiá do município de Coari, Amazonas.

O palco para essa festividade foi Centro de Treinamento construído para a formação de lideranças e capacitação dos moradores locais, o intuito foi comemorar algumas ocasiões especiais:

1. O lançamento do CD do cantor Jackson Araújo, um talento do lago e liderança da comunidade de Xibuí;

2. Antecipar a finalização de atividades do Projeto Mutirão das Águas na região, o que deve ocorrer em setembro;

3. Comemorar o campeonato de futebol dos moradores do Lago do Mamiá, organizado por comissão local.

O pré-show da festividade ficou por conta dos cantores locais como: Rai dos Teclados e Liliane Nunes, além de Francisco Bezerra, mais conhecido como Tiririca do Amazonas.

Para quem pensa que só foi festa está profundamente enganado. O dia esteve repleto de atividades como uma solenidade que reuniu representantes das três esferas governamentais (ver postagem sobre Fórum da Agenda 21), além da apresentação metodológica da Agenda 21 Comunitária.

O ponto alto da metodologia é participação da comunidade, que revelou seus sonhos por meio de uma dinâmica chamada árvore dos sonhos, despertando a vontade de buscar o meio correto para alcançar o desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário: