O Projeto Mutirão das Águas é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental e executado pelo Consórcio CNS-GTA-ATECH-ASA, no Estado do Amazonas, especificamente no Lago do Mamiá (Município de Coari) e Lagos do Piranha, Castanho, Sacambú e Jaiteua (Município de Manacapuru).

Tem por objetivo promover o uso e conservação dos recursos hídricos e o desenvolvimento sustentável das regiões de atuação, por meio do apoio à organização social e produtiva das comunidades ribeirinhas, com foco no incentivo à criação de unidade de conservação de uso sustentável e ações voltadas para a educação ambiental, organização social e arranjos produtivos.


Adota como estratégia a articulação de parcerias, mobilização social, diagnósticos participativos e capacitação de lideranças com temáticas sobre organização comunitária, educação ambiental, políticas públicas, cidadania, gênero, associativismo, uso e conservação dos recursos hídricos, produção sustentável, unidade de conservação e construção de uma Agenda 21 comunitária.

Este Blog contém informações, notícias e contribuições dos membros da equipe executiva e técnica do Projeto e dos parceiros.



terça-feira, 1 de setembro de 2009

Equipes se integram no Lago do Mamiá

No dia 22 e 23 de agosto de 2009, equipes que atuam em diversos componentes do Projeto Mutirão das Águas integraram nova ação itinerante no Lago do Mamiá, realizando capacitações e interação aos moradores e lideranças comunitárias.

No âmbito da Produção Sustentável, as ações foram coordenadas pelas técnicas Leonara e Jhozimara, apoiadas pelo presidente do CNS Manoel Cunha e membro diretivo desta instituição, Erivan Morais. O convidado especial foi Jorger Mendes, presidente da Associação Feira de Artesanato e Produtos do Amazonas (AFAPA), que palestrou sobre o tema Artesanato, cadeia produtiva de maior potencialidade priorizada pelos moradores do Lago do Mamiá.

No primeiro dia, representantes de entidades ligadas ao Mutirão das Águas abriram a palestra de produção sustentável. Esteve presente o Gerente Geral do Projeto, o senhor Manuel Cunha; o administrador da comunidade do São Francisco do Jacaré, Ailton Magno; presidente da Associação Agroextrativista do Lago do Mamiá (AAGROLAM), Cícero; e o representante do IDAM, Amarildo.

Jorger Mendes inicia com o depoimento sobre a associação que preside e posteriormente aborda o tema e o plano de negócio da AFAPA. Com 10 anos de entidade houve uma conquista recente na vida da organização, pois ela foi premiada com a documentação de utilidade pública, isso quer dizer que, a entidade devolve a sociedade amazonense em forma de conhecimento (oficinas, cursos, palestras e atividades educacionais) o investimento do governo estadual.

A produção sustentável, representadas por Jhozimara e Leonara, por sua vez, levaram um stand com peças de artesanato e fizeram uma reunião no segundo dia com os moradores a fim de saber qual é o tipo de atividade de artesanato praticado com isso ver a possibilidade de obter ferramentas como a máquina de polir e outras.

Ainda nos dias 23 e 24 do presente mês, a equipe pedagógica do GTA ficou responsável pelo seminário de elaboração de projetos. A vontade dos moradores era tanta que ninguém saiu dos lugares para não perder a explicação dos educadores Aginaldo Queiroz e Teiamar Bobot.

Nos bastidores quem trabalhou muito foram a equipe da mídia, liderado por David Agra, a equipe conta com um cinegrafista, Samuel e fotografo, Arruda. A função desses profissionais é produzir um documentário institucional do projeto.

Com tudo isso, todo apoio é importante, pensando assim Agra além de desenvolver seu trabalho ainda investe tempo para reforçar os conhecimentos de informática dos moradores.

Este trabalho é desenvolvido com muita dedicação e harmonia, dessa forma as equipes se integram para dar o seu melhor para tanto para o projeto quanto para os moradores daquelas localidades. Tendo como foco o desenvolvimento sócio-ambiental, cultural à medida que a preservação ecológica esteja garantida.

Nenhum comentário: