O Projeto Mutirão das Águas é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental e executado pelo Consórcio CNS-GTA-ATECH-ASA, no Estado do Amazonas, especificamente no Lago do Mamiá (Município de Coari) e Lagos do Piranha, Castanho, Sacambú e Jaiteua (Município de Manacapuru).

Tem por objetivo promover o uso e conservação dos recursos hídricos e o desenvolvimento sustentável das regiões de atuação, por meio do apoio à organização social e produtiva das comunidades ribeirinhas, com foco no incentivo à criação de unidade de conservação de uso sustentável e ações voltadas para a educação ambiental, organização social e arranjos produtivos.


Adota como estratégia a articulação de parcerias, mobilização social, diagnósticos participativos e capacitação de lideranças com temáticas sobre organização comunitária, educação ambiental, políticas públicas, cidadania, gênero, associativismo, uso e conservação dos recursos hídricos, produção sustentável, unidade de conservação e construção de uma Agenda 21 comunitária.

Este Blog contém informações, notícias e contribuições dos membros da equipe executiva e técnica do Projeto e dos parceiros.



quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Relatos de uma missão: Mutirão das Águas - Parte 1

Manacapuru, AM (Lago do Piranha)

Dia 2 a 07 set 2009

No dia 2 de setembro de 2009, o Primeiro Dia,a equipe do CNS chegou ao Lago da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Piranha por volta da 16 horas. A equipe do GTA já estava trabalhando há dois dias, dando continuidade às ações de capacitação sobre Recursos Hídricos e Educação Ambiental.

No fim do primeiro dia, o GTA seguiu viagem para a comunidade Bom Jesus (Vila do Grêmio), no entorno da RDS, a fim de continuar o trabalho. Enquanto isso, a equipe do CNS pernoitou em um antigo hotel flutuante, onde foram desenvolvidas as atividades pedagógicas. A adaptação foi imediata: a surpreendente quantidade de carapanãs não foi páreo para a vontade da equipe de realizar um bom trabalho.

Dia 3 set 2009

Segundo Dia: o amanhecer foi espetacular! Animais e natureza em plena harmonia no Lago do Piranha, a equipe do CNS (David, Jhozimara e Leonara), junto com a engenheira de pesca Andreza Oliveira e técnico em meliponicultura Henrique Gealh, se preparam para trocar experiências com os comunitários, tendo como objetivo fomentar as cadeias produtivas de pesca e criação de abelhas sem ferrão daquelas localidades.

Andreza Oliveira abriu os trabalhos deste dia com uma apresentação sobre Manejo de pesca e acordo de pesca, motivando o público presente a participar, falar de suas experiências, anseios e expectativas. Foram utilizados vídeos de experiências desenvolvidas em outras localidades do interior do Estado do Amazonas que obtiveram sucesso.

Dia 4 set 2009

Terceiro Dia: No Lago do Piranha, se inicia o segundo dia de atividades. O tema inicial foi Legislação Ambiental aplicada aos recursos pesqueiros, com ênfase em Acordo de Pesca, um tema prioritário para as comunidade do RDS do Lago do Piranha.

Nenhum comentário: